domingo, 6 de dezembro de 2009

Teste da Escala de Locus de Controle de Rotter

Locus de controle refere-se na medida em que as pessoas acreditam que podem controlar os acontecimentos que os afetam.

Indivíduos com um elevado locus de controle interno acreditam que os eventos resultam essencialmente de seu próprio comportamento e ações.
Aqueles com um elevado locus de controle externo acreditam que outros poderosos, o destino ou o acaso determinam os eventos.

Responda às perguntas abaixo e veja como voce se enquadra no final do questionario.

1a) As crianças têm problemas por que seus pais os castigam muito.
1b) O problema da maioria das crianças hoje em dia é que os pais são muito moles com eles.

2a) Muitas das infelicidades na vida das pessoas são, em parte devido à má sorte.
2b) Os infortúnios do povo são devido aos erros que eles cometem.

3a) Uma das principais razões pelas quais temos guerras é porque as pessoas não se interessam pela política.
3b) Sempre haverá guerras, não importa o quanto as pessoas tentem impedi-las.

4a) A longo prazo, as pessoas terão o respeito que merecem do mundo
4b) Infelizmente, o valor de um indivíduo, muitas vezes passa despercebido, não importa o quanto ele se esforce.

5a) A idéia de que os professores são injustos com os alunos é um disparate.
5b) A maioria dos alunos não percebe a que suas notas são influenciados por acontecimentos acidentais.

6a) Não é possível tornar-se líder sem quebrar alguma regra.
6b) Pessoas capazes, mas que não conseguem se tornar líderes, são aquelas que não aproveitaram as oportunidades.

7a) Não importa quanto você tente, algumas pessoas simplesmente não gostam de você.
7b) Pessoas que não conseguem ser queridas por outros não sabem lidar com os outros.

8a) A hereditariedade desempenha um papel importante na determinação da personalidade de uma pessoa
8b) É a experiências de vida que determina o que as pessoas gostam.

9a) Tenho freqüentemente pensamentos do que vai acontecer, e às vezes acontece.
9b) Confiar no destino nunca funcionou tão bem para mim quanto tomar uma decisão sobre algo a fazer.

10a) No caso de o aluno bem preparado é raro pensar num teste injusto.
10b) Muitas vezes as questões do exame tendem a não se relacionar com o curso que estuda.

11a) Ter um sucesso com trabalho duro, não tem nada tem a ver uma coisa com outra.
11b) Conseguir um bom emprego depende, principalmente, estar preparado, no lugar certo e no momento certo.

12a) O cidadão comum pode ter influência nas decisões do governo.
12b) Este mundo é gerido por poucas pessoas no poder, e não há muito o que um indivíduo possa fazer sobre ele.

13a) Quando eu faço planos, eu estou quase certo de que posso fazê-los funcionar.
13b) Nem sempre vale a pena planejar muito antecipadamente porque muitas coisas dependem da boa ou má sorte de qualquer maneira.

14a) Existem certas pessoas que simplesmente não são boas.
14b) Existe algo de bom em todo mundo.

15a) No meu caso, o que eu quero, não tem nada a ver com sorte.
15b) Muitas vezes nós podemos decidir o que fazer lançando uma moeda.

16a) Quem consegue ser o patrão, muitas vezes depende de ter a sorte de estar no lugar certo, em primeiro lugar.
16b) Fazer as pessoas a fazerem a coisa certa depende da capacidade, a sorte tem pouco ou nada a ver com isso.

17a) No que diz respeito assuntos do mundo, a maioria de nós é vítima de forças que não podemos entender, ou controlar.
17b) Ao tomar parte ativa na vida política e social, as pessoas podem controlar os eventos do mundo.

18a) Maioria das pessoas não percebe a extensão em que suas vidas são controladas por acontecimentos acidentais.
18b) Não existe realmente nenhuma coisa como "sorte".

19a) Deve-se sempre estar dispostos a admitir os erros.
19b) Geralmente é melhor encobrir os próprios erros.

20a) É difícil saber se uma pessoa realmente gosta de você.
20b) O numero de amigos que você tem depende de quanto você é uma pessoa legal.

21a) A longo prazo, as coisas ruins que acontecem conosco são compensadas por coisas boas.
21b) A maioria dos infortúnios são resultado da falta de habilidade, ignorância, preguiça, ou todos os três.

22a) Com esforço suficiente, podemos acabar com a corrupção política.
22b) É difícil para as pessoas terem controle sobre os políticos.

23a) Às vezes não consigo compreender como os professores chegam às notas que dão.
23b) Há uma conexão direta entre quanto eu estudei e quanto eu tirei na prova.

24a) Um bom líder espera que as pessoas decidam por si próprias o que devem fazer.
24b) Um bom líder deixa claro para todos o que é o trabalho deles.

25a) Eu, muitas vezes, sinto que tenho pouca influência sobre as coisas que acontecem comigo.
25b) É impossível para mim acreditar que o acaso ou sorte desempenhe um papel importante na minha vida.

26a) As pessoas são solitárias porque não tentam ser amigáveis.
26b) Não vale a pena tentar agradar as pessoas, se elas gostam de você, elas gostam de você.

27a) Há demasiada ênfase em atletismo na escola.
27b) Esportes em equipe são uma excelente forma de construir o caráter.

28a) O que acontece comigo é responsabilidade minha.
28b) Às vezes eu sinto que não tenho controle suficiente sobre a direção que a minha vida está tomando.

29a) Na maioria das vezes eu não consigo entender por que os políticos se comportam da forma como eles fazem.
29b) A longo prazo, as pessoas são responsáveis pelo mau governo, a nível nacional, ou a nível local.


Um ponto para cada um dos seguintes questões:
2.a, 3.a, 4.b, 5.b, 6.a, 7.a, 9.a, 10.b, 11.b, 12.b, 13.b, 15.b, 16. b, 17.a, 18.a, 20.a, 21.a, 22.b, 23.a, 25.a, 26.b, 28.b, 29.a.

>15 = Locus de Controle Externo
<15 = Locus de Controle Interno

Nenhum comentário: